quinta-feira, 18 de junho de 2015

4 lições que aprendemos com Fabrício Werdum e Rafael dos Anjos

4 lições que aprendemos com Fabrício Werdum e Rafael dos Anjos

Os novos campeões do UFC, Fabrício Werdum e Rafael dos Anjos tem particularidades em comum. O MMA vive em constante evolução e mutação, juntando artes marciais milenares que se agrupam em treinos exaustivos ao longo de meses para que sejam postas à prova entre lutadores profissionais cercados por uma grande equipe que carregam ainda uma bagagem de anos e anos de graduações e experiência, auxiliadas hoje com as facilidades que a tecnologia nos oferece no monitoramento tático dos adversários e na identificação dos próprios erros.

(Foto: Josh Hedges / Divulgação UFC) Os dois mais novos campeões do UFC, Rafael dos Anjos e Fabricio Werdum tem algumas coisas em comum: A primeira é que são treinados por ninguém menos do que Rafael Cordeiro, lendário membro da equipe Chute Boxe curitibana que obteve relevância internacional desde o PRIDE quando após trilhar um caminho de grandes vitórias como lutador, mostrou-se um treinador do melhor nível, acompanhando nomes como Shogun Rua, Wanderlei Silva e outras lendas na época ‘old school’ do MMA. Relacionado: Shogun volta a treinar com Rafael Cordeiro para reencontrar a vitória. Aperfeiçoando-se ao longo dos anos e abrindo sua academia na Califórnia, a Kings MMA, o mestre Rafael Cordeiro deu o seu melhor e mostrou sua maestria ao transformar lutadores oriundos do jiu-jítsu em feras também do muay thai, sua especialidade.

(Foto: Reprodução / Instagram) Sendo assim, o mestre que recebeu prêmios internacionais como melhor treinador do mundo, nos indica que o caminho para seguir em frente na nova era do MMA é olhar ao passado e combinar o fator psicológico e tático que evoluiu ao longo dos anos,  com a sua experiência como headcoach e a genialidade unilateral em uma arte específica de seu atletas, com a evolução de suas respectivas fragilidades, como fez com Fabrício Werdum e Rafael Dos Anjos, campeões do UFC na divisão pesado e leve respectivamente, que há alguns anos atrás eram conhecidos por serem lutadores do Jiu-Jítsu, e hoje ostentam a confiança de lutadores completos com a agressividade e técnica do muay thai garimpado pelo mestre Rafael Cordeiro. Sabendo disso, podemos resumir em quatro itens a receita de Rafael Cordeiro para o sucesso de seus campeões. Claro, sem esquecer do background obtido por seus atletas durante os longos anos em que se transformaram especialistas em Jiu-Jítsu.

- Você não precisa de um treinador, precisa de um mestre

Para ser campeão, você precisa de algo mais do que um treinador, precisa de um mestre para apontar a direção, para criticá-lo, para desafiá-lo, para discipliná-lo e levá-lo ao seu melhor. A experiência de um grande treinador faz a diferença na hora que a ‘corda aperta’ e o faz ver além do óbvio. Afinal, quem via em Rafael dos Anjos o potencial para que nocauteasse o especialista em trocação de golpes Anthony Pettis? Provavelmente, só o visionário Rafael Cordeiro.

- Seja muito bom em pelo menos uma coisa

Tanto Rafael Dos Anjos como Werdum são especialistas no Jiu-Jítsu e não abandonaram sua principal arte. Ambos ainda treinam com os melhores do mundo no quesito e não esquecem suas raízes e treinadores antigos, como Dos Anjos ao treinar com Roberto “Gordo” da Gracie Barra e Fabricio Werdum com o mestre Fábio Gurgel, da Alliance.

- Treine exaustivamente suas fragilidades

Sem largar sua arte primária, procure um treinador experiente em diversos quesitos, mas principalmente em suas fragilidades, como fizeram Werdum e Dos Anjos ao verem no mestre Rafael Cordeiro como o nome ideal para transforma-los em campeões. Mantenha a humildade e cumpra suas ordens, sem nunca perder o foco no objetivo maior.

- Pense como um campeão

Tanto Fabrício Werdum como Rafael dos Anjos, ambos passaram por momentos ruins em suas carreiras. Isso, para muitos, seria o bastante para que desistissem e continuassem suas carreiras como nomes a completar o plantel de uma organização, ganhando patrocínios e bolsas que fossem suficientes para manterem seus padrões de vida. Eles queriam mais e foram estimulados a isso pelo seu mestre mesmo nos momentos de dificuldade. Werdum, ainda longe de disputar o título, mantinha uma foto do cinturão do UFC salva como plano de fundo de seu celular, para nunca esquecer o motivo que o fazia treinar todos os dias. Tem mais alguma dica? Envie para o MMA Space por Hugo Bessa. The post 4 lições que aprendemos com Fabrício Werdum e Rafael dos Anjos appeared first on MMA Space.
Os novos campeões do UFC, Fabrício Werdum e Rafael dos Anjos tem particularidades em comum. O MMA vive em constante evolução e mutação, juntando artes marciais milenares que se agrupam em treinos exaustivos ao longo de meses para que sejam postas à prova entre lutadores profissionais cercados por uma grande equipe que carregam ainda uma […] The post 4 lições que aprendemos com Fabrício Werdum e Rafael dos Anjos appeared first on MMA Space.

Fonte: MMA Space
Categoria: Artigos e Entrevistas
Autor: Redação MMA Space
Publicado em: 15 Jun 2015 16:17:56

Nenhum comentário:

Postar um comentário