O treinador de nomes como o ex-campeão meio-médio Georges Saint Pierre na equipe Tristar, Firas Zahabi abriu seu canhão de opiniões sem medo de represálias e direcionou com o máximo de sinceridade à comunidade do Jiu-Jitsu. Expondo supostas ‘fragilidades’ do lutadores de jiu-jitsu no MMA moderno, o treinador tratou a utilização do kimono como um “prejuízo” para os lutadores.
“O calcanhar de aquiles do Jiu-Jitsu, é que primeiro eles insistem no kimono. Cada ataque tem que ter uma contrapartida. Eu sempre digo aos meus alunos, vamos jogar pedra-papel-tesoura. Você não vai ser permitido a usar o papel. Eu tenho a opção de pedra, papel e tesoura, e você tem a opção de pedra e tesoura. Eu vou bater em você em 90 de 100 vezes. Quando eu faço jiu-jitsu com kimono e você o tira, você está tirando meu papel. “”Exemplificando José Aldo como um lutador de jiu-jitsu que luta com inteligência, Zahabi acredita que muitos dos lutadores ainda insistem em trabalhar por baixo e não utilizam as oportunidades que tem para voltar à luta em pé, mesmo quando estão em posição de desvantagem.
“Se você olhar para José Aldo, ele adotou essa filosofia. Ele não joga da guarda – ele se levanta – e quando os caras tentam segurá-lo, então ele usa a guarda para raspar, finalizar ou levantar; ele não apenas tentar raspar ou finalizar, então ele tem pedra, papel e tesoura. “ Ele não é apenas um grappler – ele pode lutar, também – mas ele usa o seu jiu-jitsu em sentido inverso, onde 99 por cento da comunidade jiu-jitsu acredita que você não faça isso … Seu jiu-jitsu, eu diria, é número um, porque ele está acostumado com jiu-jitsu em suas lutas. Ele usa jiu-jitsu em sentido inverso. Por que não mais caras do jiu-jitsu fazem isso? Por que é que só os wrestlers são inteligentes o suficiente para usar a sua habilidade em sentido inverso? Vou te dar a minha resposta para essa pergunta, porque eu já pensei sobre isso intensamente.”, disse ao site americano Bloody Elbow.Sendo ainda mais polêmico, afirmou que os atletas de jiu-jitsu são inferiores em questão de dedicação e preparo físico em relação aos de wrestling e questiona a falta de estratégia desses lutadores por conta de sua experiência no jiu-jitsu não os preparar para a divisão em rounds.
“Primeiro, os caras do Jiu-Jitsu são atletas de m**** . Sem ofensa para o mundo do Jiu-Jitsu. Eu amo BJJ; Eu sou um fanático por BJJ. Eu só acho que suas contrapartes – os wrestlers – têm superado eles no reino físico. Dois, os wrestlers são melhores estrategistas. Por quê? Quando você luta wrestling, você tem três rounds, assim você começa a pensar sobre a importância da estratégia. No jiu-jitsu é só um round. Quando o wrestler começa no MMA, ele está pensando, eu tenho que vencer dois dos três, no mínimo. Isso é o mínimo para a vitória. Não é o que eu estou procurando, mas é o mínimo. Um cara do jiu-jitsu vai fazer algo louco no final de um round, mesmo se ele estiver ganhando. Talvez ele vá de uma posição superior para a parte inferior à procura de fantasiar um armlock e perde o round ou a posição. Eles cometem mais erros de estratégica do que os outros lutadores. Wrestlers usam sua luta no sentido inverso; rapazes de jiu-jitsu, não. Terceiro, os caras do jiu-jitsu, quando eles rolam, quando eles treinam, é muito longe da realidade do que acontece no cage, enquanto que, se você olhar para o treinamento na Tristar, temos que raspar, finalizar e levantar. Se nós nos levantamos, é a minha vez de atacar você, e temos que lutar.”Comparando ainda mais os lutadores de jiu-jitsu com os de wrestling, Zahabi acredita que ainda há resistência dos atletas de BJJ em aprender novas técnicas e aumentarem seu repertório, vendo na modalidade um complemento da luta de solo.
“Os wrestlers estão a aprender jiu-jitsu, e caras de jiu-jitsu não são tão abertos ao wrestling. Eles não entendem que a luta livre é tão técnica como o jiu-jitsu. É o jiu-jitsu em pé, por que você não ama ele? Por que isso não os fascinam?”por Redação MMA Space.
Foto: Paul Thatcher / Inside MMA. The post Lutadores de Jiu-Jitsu são ‘atletas de m***’, diz treinador de GSP appeared first on MMA Space.
O treinador de nomes como o ex-campeão meio-médio Georges Saint Pierre na equipe Tristar, Firas Zahabi abriu seu canhão de opiniões sem medo de represálias e direcionou com o máximo de sinceridade à comunidade do Jiu-Jitsu. Expondo supostas ‘fragilidades’ do lutadores de jiu-jitsu no MMA moderno, o treinador tratou a utilização do kimono como um […] The post Lutadores de Jiu-Jitsu são ‘atletas de m***’, diz treinador de GSP appeared first on MMA Space.
Fonte: MMA Space
Categoria: Notícias
Autor: Redação MMA Space
Publicado em: 01 Dec 2014 13:22:54
Nenhum comentário:
Postar um comentário