(Photo by Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images) Em 2015, Lyoto Machida subiu no octógono duas vezes e saiu de lá derrotado. Foi uma grande decepção para muitos fãs do MMA ver “O Dragão” ser massacrado por Yoel Romero no último sábado, já que era a oportunidade dele apagar as memórias ruins do revés dolorido contra Luke Rockhold. Para quem não lembra, Lyoto começou a carreira do MMA como peso-pesado, foi campeão dos meio-pesados e atualmente está nos médios. Isso mostra como ele é versátil e pode se adaptar a cada categoria.
A estreia no MMA
Machida iniciou sua carreira como lutador de karatê, onde ganhou inúmeros torneios. Mas quando estava cursando a faculdade, conheceu o japonês e empresário Antonio Inoku, que conseguiu visualizar uma bela carreira para o brasileiro. Dessa forma, o kareteca foi levado para a Terra do Sol Nascente para treinar wrestling na NJPW. Sua estreia foi contra o peso-pesado japonês Kengo Watanabe, que foi derrotado por decisão ao encarar Lyoto.A volta ao Brasil
Logo após ganhar a sua primeira luta nas artes marciais mistas, o baiano voltou ao seu país de origem para lutar no Jungle Fight 1. Encarou Stephan Bonnar em Manaus em setembro de 2003 e venceu por nocaute nos últimos segundos do primeiro round.Foi para o K-1 e venceu Michael McDonald. Mas foi batendo 105,5kg para enfrentar o originalmente peso-pesado Sam Greco no K-1 que Lyoto Machida apareceu com o porte físico maior e venceu de forma muito apertada. Posteriormente, ainda ganhou do americano BJ Penn no evento.
(Foto: Reprodução/Youtube)
A ida para o MMA americano
No WFA, Machida venceu Vernon White na categoria meio-pesado, mas logo foi para a maior organização de MMA do mundo. A sua estreia no UFC foi contra Sam Hoger em 2007. Ali, aquele biotipo robusto não existia mais. Lyoto tinha a maior oportunidade da vida e não podia desperdiçá-la. Empenhou-se na categoria entre 84 e 93 kg e conseguiu vencer David Heath, Kazuhiro Nakamura, Rameau Thierry Sokoudjou, Tito Ortiz, Thiago Silva até conseguir o que tanto esperava: a oportunidade de buscar o cinturão. Foi quando em maio de 2009 encarou Rashad Evans e tirou o título do americano.(Foto: Divulgação) Sua primeira defesa de cinturão foi contra o também brasileiro Mauricio Shogun Rua, cinco meses depois de conquistá-lo. Ganhou a peleja e continuou como vencedor dos meio-pesados, mas por pouco tempo. A revanche chegou em maio de 2010 e Lyoto mostrou que não era invencível. Depois, mais uma derrota (para Quinton Jackson) e uma vitória sobre Randy Couture. Foi então que a discussão de outra mudança de peso veio: Jon Jones derrotou com categoria o brasileiro e dava para perceber que Lyoto era pequeno para lutar onde estava, já que o seu biotipo não era parecido com o de Jon Jones, por exemplo. Mesmo assim, ele continuou nos meio-pesados. Encarou Ryan Bader, vencendo-o com socos por nocaute, e Dan Henderson por decisão. Posteriormente, em agosto de 2013, foi derrotado Phil Davis e aí veio a confirmação: agora ele seria um peso-médio.
Mudança para o peso-médio
Com um corpo sarado e mais adequado, Machida substituiu Bisping e enfrentou Muñoz em 26 de Outubro de 2013. A estreia foi com estilo, já que no primeiro round nocauteou o rival com um chute na cabeça e ainda faturou o prêmio de Nocaute da Noite. Depois disso, venceu Gegard Mousasi por decisão e também nocauteou C.B. Dollaway. Os pontos negativos nós já conhecemos: não conseguiu o cinturão ao enfrentar Chris Weidman, foi massacrado por Luke Rockhold e não conseguiu se redimir com Yoel Romero. Essa será uma nova oportunidade de Lyoto Machida mudar de categoria? Sua sogra já declarou o que ela quer: a aposentadoria de Lyoto.(Foto: Josh Hedges/UFC) The post A transformação física de Lyoto ao longo da carreira appeared first on MMA Space.
(Photo by Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images) Em 2015, Lyoto Machida subiu no octógono duas vezes e saiu de lá derrotado. Foi uma grande decepção para muitos fãs do MMA ver “O Dragão” ser massacrado por Yoel Romero no último sábado, já que era a oportunidade dele apagar as memórias ruins do revés dolorido contra […] The post A transformação física de Lyoto ao longo da carreira appeared first on MMA Space.
Fonte: MMA Space
Categoria: Artigos e Entrevistas
Autor: Ellen Bessa
Publicado em: 01 Jul 2015 14:35:25
Nenhum comentário:
Postar um comentário