Anderson Silva vem se preparando a todo o vapor para seu tão aguardado retorno no dia 31 de janeiro, onde enfrenta o americano Nick Diaz em Las Vegas pelo UFC 183. Tendo passado um eficaz período de treinos no Brasil, treinando na XGym, o Spider além dos treinos técnicos com Josuel Distak e outros treinadores, tem seu preparo físico comandado por Rogério Camões. O professor universitário Gustavo Barquilha auxilia o preparo físico dos atletas e avaliou Anderson Silva durante uma semana antes de seu retorno a Las Vegas. Em entrevista ao MMA Space, comentou os detalhes e elogiou a capacidade atlética do ex-campeão peso-médio.
“Nós fizemos os testes básicos, testes de força, testes de potência e também teste de capacidade ventilatória, limiar ventilatório, VO2 Max. Testei o Anderson bem no começo da preparação e fiquei o comparando com testes de outras épocas que eu já havia feito. Por ter pego ele no começo, vindo de uma lesão, ele estava muito bem. Agora o Camões está dando um gás no Anderson, está preparando muito bem o Anderson. Acho que fisicamente ele não vai sentir muito, pelo contrário, ele tem uma memória muscular muito grande, por muito tempo de treino. Então isso ajuda muito um atleta de alto nível depois de uma lesão, ele volta muito rápido à sua performance.”De acordo com Barquilha, os testes são a base para o preparador físico fazer alguma mudança no rumo do treinamento se for necessário. E Anderson, de acordo com os testes, está muito bem fisicamente.
“Eu avaliei o Anderson próximo de ele ir a Las Vegas. A gente faz uma avaliação entre quatro e seis semanas antes da luta, que é o tempo que o preparado físico, no caso o Rogério Camões, teria para ajustar o treinamento dele caso fosse preciso. Como a avaliação foi feita no fim de dezembro, ele ficou quatro semanas ai até janeiro, buscando deixar o treino mais especifico. Como o Anderson estava muito bem fisicamente, acredito que o Camões vá seguir com o planejado. O Anderson está bem, o camp dele foi perfeito pelo que vi na semana que fiquei no Rio.”Projetando a evolução de Anderson entre outros atletas, o mestre e professor universitário Gustavo Barquilha pretende aplicar ainda neste ano um método inovador a fim de reduzir o índice de lesões, o que seria fundamental para Anderson Silva.
“Na XGym nós já temos esses testes básicos, então o Camões prescreve todo o treino, eu vou lá e faço uma avaliação física e fisiológica nos atletas, passo o que está acontecendo para ele conforme o nível dos atletas. A partir do primeiro trimestre vamos começar a fazer novos testes, como por exemplo identificar desequilíbrios musculares. É comum o atleta de alto rendimento ter algum desequilíbrio por quê é treino físico, treino técnico, muitas atividades diferentes. Então vamos começar a detectar esses desequilíbrios para evitar lesões. Eles são na maioria a principal causa de lesões. Esses desequilíbrios que vamos identificar são parte anterior e posterior de perna, articulações de ombro, quadril, então vamos estar sempre vendo lado direito com lado esquerdo, parte da frente com parte de trás, se existe algum desequilíbrio, se está grande, e vai ser mais um parâmetro para eu mandar ao Camões para que na hora da preparação física ele consiga diminuir esses desequilíbrios. Pelo que sei é um trabalho pioneiro no Brasil, e vai melhorar muito a qualidade e longevidade dos atletas. Para um atleta como Anderson que já treina há muito tempo, mais experiente, isso para ele vai ser fundamental.”, concluiu.por Redação MMA Space.
(Foto: Arquivo Pessoal) The post Anderson Silva impressiona fisiologista em testes após a lesão appeared first on MMA Space.
Anderson Silva vem se preparando a todo o vapor para seu tão aguardado retorno no dia 31 de janeiro, onde enfrenta o americano Nick Diaz em Las Vegas pelo UFC 183. Tendo passado um eficaz período de treinos no Brasil, treinando na XGym, o Spider além dos treinos técnicos com Josuel Distak e outros treinadores, […] The post Anderson Silva impressiona fisiologista em testes após a lesão appeared first on MMA Space.
Fonte: MMA Space
Categoria: Artigos e Entrevistas
Autor: Redação MMA Space
Publicado em: 13 Jan 2015 15:36:32
Nenhum comentário:
Postar um comentário